Fones: (55) 3333-3459 / (55) 9 9996-3459 / (55) 9 9165-6270 atendimento@jsflorestal.com.br

DIA DA ÁRVORE

DIA DA ÁRVORE

Em 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Nesta data busca-se lembrar a todos quanto à importância da preservação desse bem, que é um dos mais importantes da natureza e para a vida humana. Assim, através dessa celebração, as pessoas são conscientizadas da necessidade de preservação do meio ambiente como um todo, tendo como seu símbolo maior a árvore.

A data de 21 de setembro foi escolhida em razão da proximidade da data de início da primavera no hemisfério sul, assim essa data não é a mesma de comemoração em países de outras regiões, onde geralmente no Dia 21 de março é festejado o dia Mundial da Árvore, que tem sua origem nos EUA, onde se comemora essa data desde 1872.

As árvores começaram a povoar o planeta há aproximadamente 350 milhões de anos, no período devônico da era primária. Quando os Portugueses aqui chegaram quase à metade de nosso território era coberto por florestas. Nelas buscamos abrigo e segurança; com elas construímos casas, moldamos ferramentas e utensílios, criamos beleza e arte, perpetuamos mitos e lendas. São árvores das matas, das coxilhas descampadas, das ruas arborizadas, parques e praças, do quintal cercado e do grande pago de paisagem sulina (BACKES, 2002).

Além da importância histórica das árvores, o Brasil possui a flora mais diversificada do mundo. Espécies de grande valor estão em vias de se extinguirem, assim como os representantes da fauna que dependem dessas espécies, também estão condenados (LORENZI, 2002).

Benefícios para incentivar o plantio de árvores

  1. Redução da sensação térmica

As árvores possuem papel de destaque não só pela sombra proporcionada por sua copa, mas também com a absorção da radiação solar e a transpiração do vapor de água, reduzindo a temperatura na sua região

  1. Diminuição da poluição sonora

Locais que possuem muitas árvores não sofrem da poluição sonora. Isso porque as plantas funcionam como barreira para as ondas de som, principalmente as menores. Essa neutralização é mais eficaz em bosques e florestas urbanas.

  1. Barreira contra vento

Elas não só diminuem a velocidade, como alteram a direção dos ventos. Assim, ventanias que trazem estragos, como as que destroem telhados de construções, são enfraquecidas. Porém, a árvore precisa estar em bom estado de conservação para ocasionar  mais benefícios do que prejuízos.

  1. Micro-habitat para fauna

Alguns animais não precisam de florestas inteiras para se reproduzir e se alimentar. Pássaros, insetos e morcegos podem utilizar uma única árvore como habitat e fonte de alimento.

  1. Estética urbana

Por fim, o plantio de árvores também deixa a cidade ou a região mais bonita e, consequentemente, mais valorizada. Além de frutos para o consumo humano, elas trazem sensação de bem estar para todos os moradores.

*Vagner Luis é Diretor Executivo da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2no país.

 

Habilidades

Postado em

22 de setembro de 2016